quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Arena Joinville !!!!

Desde domingo que Joinville está em foco por conta do ocorrido na Arena. Não acho justo que minha cidade seja conhecida no mundo todo, apenas pela violência. Os atos violentos foram cometidos por torcedores de fora, o jogo sequer era do time da cidade.
Moro muito próximo a Arena e estou acostumada a ver as passeatas que ocorrem após as vitórias do time, vejo da sacada as pessoas passarem felizes e comemorando quando ganham. Também vejo os torcedores passarem tristes e cabisbaixos quando o time perde, mas nunca presenciei atos de violência.
Estou achando muito injusto o que está acontecendo, pois esse não é o perfil do joinvilense. Como em qualquer cidade do Brasil, temos problemas na saúde, educação e segurança, mas essa violência toda que se configurou no domingo, não foi provocada por joinvilenses, não foi provocada por nossos torcedores.
O torcedor joinvilense leva a família para o estádio, tenho uma sobrinha de 18 anos que é torcedora fanática do JEC, pois vai aos jogos com o pai desde muito pequena. Meus sobrinhos, meus cunhados, muitos amigos nossos e de meus filhos frequentam os jogos desde criança e nunca se sentiram assustados ou ameaçados, pois o joinvilense vai ao jogo para torcer pelo seu time, vai para se divertir e não para brigar. É muito comum  você ver nos jogos, mulheres crianças e idosos, tanto que no domingo tinham no estádio mulheres, crianças e idosos, afinal é um programa de domingo. Essas pessoas ficaram tanto ou mais assustadas que vocês com a violência praticada por esses criminosos que se auto-intitulam de torcedores. A Arena nunca foi um lugar perigoso para os torcedores, sempre foi um lugar de diversão. Sinto muito mesmo pela fama que conseguimos a nível internacional de violentos, nossos torcedores não são violentos.

4 comentários:

  1. Em Belo Horizonte, onde semanas atrás mostrou uma torcida ao invés de comemorar um titulo brigando entre elas, também tem um time que não tem muita torcida e nunca brigou. Acredito que esta torcida que nunca brigou seja mais por escala do que por santidade de uniforme. Como ela é uma torcida pequena logo tem poucos marginais que torcem para ela.

    O problema do que aconteceu no estádio em Joinville foi mais por questão financeira do que outra coisa. O Time mandante não quis pagar a conta, porque para qualquer evento a policia militar cobra uma taxa por ser um evento particular.
    Ai eles quiseram economizar e ai já viu.

    Da mesma forma que não gosto de espírito vira-lata, sempre vejo com desconfiança generalizações como somos melhores que os outros. E continuo com a minha opinião que a falta de violência no estádio seja mais por escala (um time que tem menos torcedor tem menos marginal torcendo) do que a passividade dos torcedores do JEC porque fazendo uma rápida consulta vejo que eles também brigam: http://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=28233

    Um bom findi para vc “Sem violência!” :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiano vc tem direito a sua opinão, mas se investigar um pouco melhor verá que o jovem foi morto por causa de uma pedra jogada por um torcedor do Avaí contra o ônibus da torcida do JEC, que já estava na Br 101, infelizmente a pedra quebrou o vidro do ônibus atingindo um rapaz de 17 anos. Bom findi pra vc tbém !!!!

    ResponderExcluir
  3. De tudo o que se passou, o que mais me deixou encafifada, foi o que o cris comentou, uma disputa pela final, com todo o stress e pressões, não terem chamado a policia.
    Achei uma irresponsabilidade dos organizadores. E ao ver as cenas de violência na tv sem a chegada da policia ou alguém para impedir aquela selvageria me causou muita angustia!
    Espero que isso nãos e repita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tbém espero, foi realmente muita irresponsabilidade dos organizadores !!!

    ResponderExcluir